quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

ALIMENTO TERMOGÊNICO AJUDA A EMAGRECER

ALIMENTO TERMOGÊNICO AJUDA A EMAGRECER

O alimento termogênico possui um efeito térmico ou termogênese que induz o corpo a gastar certa quantidade de energia durante o processo digestivo.O efeito térmico do alimento varia conforme a composição da dieta, sendo maior após o consumo de carboidrato e proteína do que após a ingestão de gordura. Quanto mais difícil a digestão, maior o valor termogênico do alimento e, por conseqüência, maior o gasto de calorias. Por outro lado, o alimento com baixo efeito térmico é consumido mais rapidamente e provoca um aumento no depósito de gordura.
Entre os principais termogênicos estão: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco e produtos derivados de chocolate.
Pimenta-de-caiena (pimenta vermelha)Um trabalho do Instituto Politécnico de Oxford (EUA) mostrou que esse fruto aumenta o metabolismo em 20% e evidencia sua propriedade de retirar gordura das artérias. Uma boa opção é consumi-la com legumes refogados. Quantidade sugerida: ½ colher (chá), duas vezes ao dia.
GengibreSua ingestão freqüente também acelera o funcionamento do corpo. As propriedades estão mais ativas na raiz fresca, mas ela pode ser usada crua, refogada ou em forma de chá. Sugestão: bata no liquidificador com aipo, laranja, maçã, banana.Quantidade sugerida: 1 pedaço de 2 cm, três vezes ao dia.
Vinagre de maçã Ajuda a diminuir a circunferência abdominal. Para isso é necessário ingerir diariamente 1 ½ colher (sobremesa) de vinagre orgânico em 200 ml de água. Quantidade sugerida: duas vezes ao dia, uma de manhã e outra durante uma das refeições principais.
Chá verde A bebida reduz a absorção do açúcar no sangue, além de favorecer o trânsito intestinal e intensifica a atividade do organismo. Deve ser preparado através da infusão da erva desidratada (e não em sachês prontos) para manter suas propriedades.Vale bater com alguma fruta para amenizar o gosto amargo. Quantidade sugerida: 1 xícara (chá) ao dia, de cinco a 10 minutos antes das refeições.
A alimentação deverá ser bem balanceada, pois somente o consumo desses alimentos levaria a uma deficiência importante de nutrientes.Num plano alimentar bem elaborado e supervisionado por um nutricionista, esses alimentos podem ser incluídos no dia-a-dia. Mas a quantidade a ser ingerida depende das características pessoais, identificadas após uma avaliação nutricional.

Nenhum comentário: